top of page

​JAM é um espaço seguro, para livre experimentação em dança improvisada. JAM significa Jazz After Midnight. Como os músicos de jazz, é possível praticar Contato Improvisação dançando, nas JAM(s).

O fundamental é: "Toda vez que dançamos, temos o potencial para aprender".

Os participantes sempre têm a escolha sobre a forma de começar, como se engajar e quando finalizar uma dança.

 

JAM de Contato Improvisação são ambientes favoráveis à prática, em geral sem uma coordenação explícita e sem lideranças, nos quais bailarinos praticam Contato Improvisação com quem quer que se reúna: os amigos, estranhos, velhos, jovens, inexperientes, experientes etc. Algumas Jam ocorrem em estúdio, por algumas horas, uma vez por semana. Jam mais longa, como retiros, podem durar vários dias, e outros bailarinos podem praticar, a qualquer hora do dia, no estúdio ou pousada.

Foi um fenômeno inovador no campo da dança, e não existem jam de dança moderna ou de balé. Elas estão presentes no campo da improvisação de movimento e música.  No entanto, há uma diversidade de Jam (s) pelo mundo desde o início, com poucos praticantes, até os dias atuais.

 

fonte: www.contactquarterly.com

 

Contato Improvisação Brasil, Contact Improvisation Brazil, CI Brasil

foto: Claudio Pereira

Harmonização e

Contato Improvisação Brasil, Contact Improvisation Brazil, CI Brasil

foto: Clarice Goulart


 

​O Contato Improvisação e suas pesquisas  nunca foram institucionalizados, por isso  a prática está aberta a várias interpretações. Há um diálogo vivo  entre os movedores  de CI no mundo inteiro, sobre os mais variados temas.

Abaixo, algumas reflexões de veteranos sobre as jams:



  • Andrew Harwood afirmou que procura na jam o espaço de pesquisa de movimento: “Muitas jams hoje em dia são quase festas, não tenho muito interesse nesse âmbito”.

  • Nancy Stark Smith disse não saber bem mais o que é jam, pois cada comunidade acaba por fazer suas sínteses, suas adaptações.



  • Para Cris Turdo, com a variedade encontrada atualmente, é preciso ter foco, compromisso com a própria pesquisa, certo purismo, para manter a identidade do Contato Improvisação

  • Alito Alessi comenta sobre a jam anual, que realiza há mais de 30 anos, inclusive dura diversos dias: Lá encontro a primeira geração junto com outras mais novas e reconheço ali o ​espírito do Contato Improvisação: boa convivência, confiança uns nos outros, abertura para que as danças aconteçam”.

bottom of page