contato improvisação brasil contact improvisation brazil
Colaboradores e Produtores:
Pessoas que colaboram com o movimento, em dança, de CI no Brasil.
Provomendo Festivais, Oficinas, Jam(s) entre outras atividades.
Rio Grande do Sul
Bárbara Santos
barbaraconsantos@gmail.com / Fanpage projeto extensão em parceria com Gabriela Santana: https://www.facebook.com/improvisatoriopepb?ref=hl
Intérprete-criadora, pesquisadora e professora de dança, Mestre em Dança pelo PPGDA/UFBA, especialista em coreografia (1994) e graduada em Dança (1993) pela Universidade Federal da Bahia. Atuou como professora da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia no curso Técnico Profissional de Nível Médio em Dança (2008-2012). Instrutora de Pilates há 14 anos. Recentemente estudou CI com: Ariana Andreoli,; Desabituação Compartilhada com Hugo Leonardo; Participou do III EmComtato Festival de CI na Bahia em 2013; Oficina ministrada por Tica Lemos em 2012, no BTCA, SSa/Ba.
Atualmente é docente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e coordena o projeto de extensão “Improvisatório PB/PE: estudos interdisciplinares para improvisação em dança”. Através deste projeto e em parceria com Gabriela Santana (UFPE) já trouxeram para João Pessoa Camillo Vacalebre (Julho/2014) e Catalina Chouhy (setembro /2014) e para Recife, Daniela Guimarães (maio/2014) e Rossana Alves (outubro/2014).
Octavio Valente
Octavio Valente teve sua primeira experiência com C.I. em 2008 na LCDS (London Contemporary Dance School), mas foi em 2014 que iniciou pesquisas sobre o tema. Desde então, busca parcerias com profissionais que atuam no âmbito nacional e internacional. Participou de diversos eventos, dentre eles: Festival de Contato Improvisação da Chapada Diamantina - BA; ImContato, 1º Festival de Contato Improvisação de BH; Contato Coletivo - Festival de Contato Improvisação de Recife entre outros. Atualmente desenvolve estudos práticos que relacionam jogos corporais ao C.I., estabelecendo um diálogo intrínseco com o processo de consciência pelo movimento.
Conrado Falbo
conradofalbo@gmail.com / www.conradofalbo.com
Conrado Falbo é músico e atua como preparador vocal e performer. É artista integrante do Coletivo Lugar Comum (Recife-PE), grupo junto ao qual desenvolve trabalho de pesquisa/criação artística e várias atividades ligadas ao Contato Improvisação, como jams e oficinas. Junto com Liana Gesteira, esteve a cargo da programação artística do CONTATO COLETIVO – Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco, evento pioneiro realizado pelo Coletivo Lugar Comum em 2013 na cidade de Olinda.
Silvia Góes
silviacrivellare@hotmail.com / www.barrocru.blogspot.com
Artista integrante do Coletivo Lugar Comum/PE e especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2011). Vem desenvolvendo pesquisas em diversas linguagens desde 2007, com passagens pela Dançaterapia na Argentina e Odissi, na Índia. Desde 2011, pratica CI em aulas e oficinas com Liana Gesteira (PE), Ricardo Neves (SP), Paulo Mantuano (RJ), Hugo Leonardo (BA), Camillo Vacalebre (Ita), Autarco Arfini (ARG), Guto Macedo (RJ) e Ana Alonso (SC). Participa da equipe de produção do “Contato Coletivo - Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco” e colabora na realização de Jams em Recife.
Add Testimonial here
André Reali Olmos
andreolmos@gmail.com / https://www.flickr.com/photos/106519519@N03/
Iniciou a prática em Contato Improvisação em 2010. Em 2012 inicia-se o ciclo de aprofundamento na técnica e que segue em movimento contínuo. Participante do Festival Internacional Transformando Pela Prática (2012 e 2014) e do Sul em Contato (2012, 2013, 2014) e de outros festivais, oficinas, encontros e jams nacionais e internacionais. Atualmente promove Jams em Porto Alegre e busca compartilhar as colheitas feitas nestes espaços além de promover a prática do Contato Improvisação. Em 2014 foi co-criador/organizador do LAB Imersão de Contato Improvisação na Caixa do Elefante, em Morro Reuter/ RS. Reconhece a dança e o Contato Improvisação como uma prática integrativa.
Alexandre Ciconello
ciconello@gmail.com
Praticante de contato e improvisação há 15 anos (São Paulo, Brasília, Washington DC e Rio de Janeiro), teve entre seus professores Giovane Aguiar, Cristiano Karnas, Tica Lemos, Georgia Lengos e Lu Favoretto. Foi dançarino da Balangandança Cia de Dança (SP), com apresentações em várias cidades de São Paulo e também Rio de Janeiro, Recife, Salvador, João Pessoa, Belo Horizonte, Goiás Velho e Brasília. Integrou também a Cia Nova Dança 8 (SP), que recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte – 2001) pela pesquisa de linguagem do espetáculo “Modos de Ver”. Participou do Encontro Internacional de Criadores e Coreógrafos de Contato e Improvisação (Brasília, 2011) e da 15ª Edição do Festival Internacional da Novadança (2012), com o espetáculo Homens. Participou de oficinas com Sasha Waltz, com a companhia Mehmet Sander Dance Company, com André Trindade (anatomia do movimento) e Martin Ithamoussu (Uruguai). Participação nos vídeos-dança Pé de Moleque (2004) e Em outro Pé (2007) dirigidos por Dafne Michellepis, que foi premiado pelo projeto “Rumos Dança” Itaú Cultural 2003.
Liliane Oliveira
Iniciou suas aulas regulares em CI, na Angel Vianna, em 2012. Experimentando a condução dos precursores atuantes no cenário carioca ao longo desses anos. E passeando por outras regiões do Brasil dançando em contato improvisação. Além de desfrutar de convidados vindos de outros países em oficinas e festivais nacionais e internacionais. Fomenta propaganda e processo criativo desde 2014 para Comunidade de Contato. Fazendo parte do coletivo responsável pelo Ciclo Expansão do Movimento em 2016. Sua Pesquisa de movimento em CI é mais uma ferramenta de autoconhecimento, aliada à uma vida em Yoga. Dedica seus estudos à Psicologia, Vedanta, Astrologia, Sustentabilidade entre outros. Acredita que a multiplicidade de formações e aprofundamento em diferentes disciplinas permite adaptabilidade e versatilidade diante das demandas cotidianas, especialmente úteis na produção criativa. Seu foco de investigação está nas expressões de subjetividade em coletividade e vice-versa.
Fernanda Nicolazzi
fernandanicolazzi@yahoo.com.br
Dançarina e psicóloga. Dança desde 2002, praticando e pesquisando a dança contemporânea, a improvisação e desde 2010 o Contato Improvisação(CI). Neste espaço-tempo realizou intervenções e performances, facilitou Jams, laboratórios de CI, Garopaba em Contato e o Global Undescore junto ao Coletivo PlanoB e demais dançarinos de Contato Improvisação da ilha e fora dela. Participou de Cursos e Festivais de Contato Improvisação no Brasil e exterior. Na psicologia, especificamente no Centro de Atenção Psicossocial(CAPSi/SUS) ministra desde 2012 oficina de corpo e movimento com adolescentes utilizando recursos do Contato Improvisação e outras artes do corpo.
Mapi Rosa Labat
Ubatuba, SP
Maria Paz Rosa Labat: Nasceu na Argentina, se formou em Relações Públicas e em paralelo começou as práticas corporais através do mundo do circo, dança aérea e yoga. Facilita Contato Improvisação e é Idealizadora do projeto de dança e teatro experimental “ketza” (Argentina 2013).
Formada en Reiki (2013), Massagem Tailandesa (2014, 2015, 2016) e ThetaHealing (2016).
Continuou seu caminho com teatro físico até que conheceu a Dança Contato Improvisação e se apaixonou. Há 4 anos, aprofunda sua pesquisa sobre a expressão corporal no universo da dança Contato Improvisação, tendo vivenciado festivais e experiências com professores renomados do Estados Unidos, Alemanha, Brasil e Argentina.
Pernambuco
Rio de Janeiro
Paraíba
Santa Catarina
Ubatuba, SP